Biologia Celular
As células começaram a ser estudadas a partir da invenção do microscópio, em 1950. Uma empresa que fabricava lentes, a Zacharias Janssen, conseguiu criar esse objeto que permite a visualização de pequenos organismos, ampliando a imagem diversas vezes. Como a célula é muito pequena, ela somente passou a ser estudada depois dessa invenção. A empresa colocou duas lentes em um tubo.
No século XVII, Robert Hooke, avaliou um pedaço de cortiça e neles, verificou cavidades minúsculas. Elas receberam o nome de células (derivada do latim cella que significa lugar fechado e pequeno cômodo). O que ele observou foi a parte que envolve a célula, a parede celular. Já em 1838, verificou-se que as células eram algo básico em todas as plantas e, no ano seguinte, também passou a ser a unidade básica dos animais. A partir dessas descobertas, surgiu a seguinte teoria celular: 'Todos os seres vivos são formados por células.'
Nos anos seguintes, foram sendo descobertas diversas estruturas em seu interior e as funções desempenhadas por eles. Em 1858, um médico alemão afirmou que as células também eram responsáveis pela hereditariedade e evolução.
A observação das células no microscópio é bastante eficaz, mas para isso precisa-se de toda uma preparação para que essas células possam ser vistas com maior facilidade. Alguns exemplos/métodos de preparo são: a técnica do esfregaço, a técnica de esmagamento, a técnica de inclusão, fixação e corte e a técnica da coloração.
ResponderExcluirUma empresa que fabricava lentes a Zacarias Janssen criou o microscópio,depois dessa invenção a célula começou a ser estudada.
ResponderExcluir