quinta-feira, 12 de março de 2020


Libras - Origem e reconhecimento legal no Brasil

A Língua Brasileira de Sinais foi como uma luz no fim do túnel para os surdos que eram considerados ineducáveis.  O surdo Frances Eduard Huet foi convidado por D.Pedro II para vir ao Brasil e fundar Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, com o intuito de que o neto de D. Pedro II estudasse, pois o mesmo era surdo essa escola funciona ate os dias de hoje no Rio de Janeiro. No dia 30 de setembro comemora-se internacionalmente o dia do surdo. Devido à junção da língua francesa de sinais e os gestos que os brasileiros utilizavam criaram a libras.
Durante um congresso o uso das línguas de sinais no mundo ficou proibido, pois se acreditava que a melhor forma de comunicação era a leitura labial.
O reconhecimento da língua não cessou, pois em 1993 ocorreu o começo de um projeto e luta pelo o reconhecimento da língua de sinais e em 1994 na cidade de salamanca na Espanha ocorreu uma conferencia mundial onde teve discussões sobre as diretrizes básicas e reformas políticas educacional sendo um movimento de inclusão e criaram nesta ocasião a declaração de salamanca dando a garantia da inclusão de crianças com necessidades especiais e com isto a declaração junto com a UNESCO incorporou em diversos países incluindo o Brasil.
Em 2002 a língua Brasileira de sinais foi reconhecida por lei (LEI Nº 10.436. DE 24 DE ABRIL DE 2002) sendo colocada no grupo das línguas do Brasil e meio de comunicação e expressão. A lei também determina que os sistemas educacionais devam garantir a inclusão nos cursos de formação o decreto-lei n.5626 de 23 de dezembro de 2005 diz que a inclusão de libras é uma disciplina obrigatória em todas as licenciaturas do país.

REFERÊNCIAS

Enciclopédia das línguas no Brasil. Libras. Disponivel em:<https://www.labeurb.unicamp.br/elb/libras/lingua_bras_sinais.html >Acesso em: 09 de Mar de2020;

LEICHSENRING. L. T. Educação de surdos brasileiros: de Dom Pedro II aos desafios atuais. Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016. Disponível em: < http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1932-1.pdf> Acesso em: 09 de Mar de2020

BOGAS. V.J. A história da Libras, a Língua Brasileira de Sinais.Disponivel em:< http://blog.handtalk.me/historia-lingua-de-sinais/> Acesso em 12 de Mar de 2020.