segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Helmintose

 

HELMINTOSE

Verme Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis 




Os helmintos, também chamados de vermes estão classificados como animais metazoários e organismos pluricelulares, podem ser parasitas de animais, plantas ou do homem. Há vários tipos de helmintos como por exemplo: Ascaris lumbricoides conhecido como Lombriga, Schistosoma mansoni que causa a doença esquistossomose, Enterobius vermicularis chamado oxiúro que causa infecção intestinal e entre outros que existem.

Neste texto iremos abordar um pouco sobre o helminto Enterobius vermicularis. A enterobiase é uma infecção intestinal causada pelo verme popularmente chamado oxiúro ele é classificado como nematódeo, mede pelo menos 1,0 cm de comprimento e é parasita de mamíferos incluindo o homem. Possui uma forma achatada e cor branca o lugar predominante no corpo do hospedeiro é na região do intestino preferencialmente na região do ceco, local onde quando adultos acasalam é o macho morre após a cópula tem o hábito de se deslocar para região anal quando o hospedeiro dorme, este lugar é onde as femeas costumam colocar seus ovos, sendo que podem ser expelidos cerca de 10.000 ovos de uma vez.




A partir da expelição dos ovos é que acontece a transmissão, pois após serem expelidos ficam na região anal causando coceira e a pessoa infectada coça e contamina as mãos e neste caso, se ocorrer de levar a mão na boca a pessoa pode se autoreinfectar ou transmitir para outras pessoas, no manuseio de objetos ou alimentos, ou na eliminação das fezes, causando assim a heteroinfecção. Os ovos vivem em cerca de 2 a 3 semanas em objetos ou roupas e após 3 semanas os ovos eclodem dando origem a vermes e desta forma, eles podem retornar pela região anal causando a retroinfecção. Nas mulheres os vermes podem migrar para região vaginal causando inflamação da vulva e vagina. Os sintomas podem ocorrer depois da reinfecção, o sintoma comum é a coceira anal sendo intensa e causa inquietação na hora de dormir, dor abdominal, dor para evacuar, náuseas e vômitos causando quadros até de apendicite aguda.



O diagnóstico se dá por exame parasitológico de fezes, mas nem sempre é facilmente diagnosticado sendo que o exame através do método de Graham é bem mais possível o diagnóstico, pois trata-se de uma fita adesiva que é colocada ao redor do ânus e é realizado uma coleta, pois os ovos se fixam na fita. Sabendo–se do resultado todos que moram na mesma casa que o indivíduo infectado realizam o tratamento que é administrado com albendazol ou mebendazol, ainda tem outros remédios, mas estes são os mais usados ultimamente. Durante o tratamento é ideal tomar precaução para evitar reinfecção é necessário lavar bem as roupas de cama, toalhas, calcinhas, cuecas entre outras roupas do corpo e trocar pelo menos durante duas semanas, com as crianças deve-se higienizar os brinquedos e cortar as unhas. Com uma rotina de higiene adequada e tratamento com medicamentos é possível se livrar do parasita.

 

 

REFERÊNCIAS

PINHEIRO, P. OXIURIASE (ENTEROBÌASE) - INFECÇÂO PELO VERMICULARIS.29 de Ago. 2020. Disponível em:< https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/parasitoses/oxiurus-enterobius-vermicularis/ > Acesso em:27 de Set 2020

FERNANDES, M. P.A. MUÑOZ, S. S. PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR HELMINTOS.USP/Univesp. pág. 11. Disponível em:< https://midia.atp.usp.br/plc/plc0501/impressos/plc0501_07.pdf >Acesso em:27 de Set 2020

MARTINS, V. S. CASTIÑEIRAS e FERNANDO, P, P. MARTA, T. CENTRO DE INFORMAÇÃO EM SAUDE PARA VIAJANTES- Cives. Infecções por helmintos e enteroprotozoários. UFRJ. Rio de Janeiro. 2003. Disponível em: < http://www.cives.ufrj.br/informes/helmintos/hel-0ya.pdf > Acesso em: 28 de Set 2020

LAGES, A. S. NUNES, M. B. Universo Parasito. ENTEROBIUS VERMICULARIS. Piauí Jul. 2014. Disponível em:< http://universoparasito.blogspot.com/2014/07/enterobius-vermicularis.html > acesso em:28 de Set 2020


quinta-feira, 12 de março de 2020


Libras - Origem e reconhecimento legal no Brasil

A Língua Brasileira de Sinais foi como uma luz no fim do túnel para os surdos que eram considerados ineducáveis.  O surdo Frances Eduard Huet foi convidado por D.Pedro II para vir ao Brasil e fundar Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, com o intuito de que o neto de D. Pedro II estudasse, pois o mesmo era surdo essa escola funciona ate os dias de hoje no Rio de Janeiro. No dia 30 de setembro comemora-se internacionalmente o dia do surdo. Devido à junção da língua francesa de sinais e os gestos que os brasileiros utilizavam criaram a libras.
Durante um congresso o uso das línguas de sinais no mundo ficou proibido, pois se acreditava que a melhor forma de comunicação era a leitura labial.
O reconhecimento da língua não cessou, pois em 1993 ocorreu o começo de um projeto e luta pelo o reconhecimento da língua de sinais e em 1994 na cidade de salamanca na Espanha ocorreu uma conferencia mundial onde teve discussões sobre as diretrizes básicas e reformas políticas educacional sendo um movimento de inclusão e criaram nesta ocasião a declaração de salamanca dando a garantia da inclusão de crianças com necessidades especiais e com isto a declaração junto com a UNESCO incorporou em diversos países incluindo o Brasil.
Em 2002 a língua Brasileira de sinais foi reconhecida por lei (LEI Nº 10.436. DE 24 DE ABRIL DE 2002) sendo colocada no grupo das línguas do Brasil e meio de comunicação e expressão. A lei também determina que os sistemas educacionais devam garantir a inclusão nos cursos de formação o decreto-lei n.5626 de 23 de dezembro de 2005 diz que a inclusão de libras é uma disciplina obrigatória em todas as licenciaturas do país.

REFERÊNCIAS

Enciclopédia das línguas no Brasil. Libras. Disponivel em:<https://www.labeurb.unicamp.br/elb/libras/lingua_bras_sinais.html >Acesso em: 09 de Mar de2020;

LEICHSENRING. L. T. Educação de surdos brasileiros: de Dom Pedro II aos desafios atuais. Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016. Disponível em: < http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1932-1.pdf> Acesso em: 09 de Mar de2020

BOGAS. V.J. A história da Libras, a Língua Brasileira de Sinais.Disponivel em:< http://blog.handtalk.me/historia-lingua-de-sinais/> Acesso em 12 de Mar de 2020.